METADE – Oswaldo Montenegro

(Este poema reflete muitos momentos da minha vida: muitos pedaços da minha memória, muitas dores do meu coração e muitos sonhos da minha esperança)

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio;
Que a morte de tudo em que acredito  não me tape os ouvidos e a boca;
Porque metade de mim é o que eu grito,
Mas a outra metade é silêncio…
Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que tristeza;
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada, mesmo que distante;
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade…
Que as palavras que eu falo ñão sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos;
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo…
Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço;
E que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada;
Porque metade de mim é o que penso
Mas a outra metade é um vulcão…
Que o medo da solidão se afaste e que o convívio comigo mesmo ee torne ao menos suportável;
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me lembro ter dado na infância;
Porque metade de mim é a lembrança do que fui,
A outra metade eu não sei…
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais;
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço…
Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para faze-la florescer;
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção…
E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade… também.

Deixe uma Resposta

